O Que é a Corrida da Ilha de Paquetá








 Um bairro da cidade que é uma ilha. Uma Ilha da Baía da Guanabara que é um bairro. Único. Tão antigo quanto a cidade. Totalmente transformado em Área de Preservação do Ambiente Cultural - APAC, rico em lendas e importantes passagens na formação cultural do Rio de Janeiro e mesmo do Império e da República. Possuidor de um imenso e importante acervo arquitetônico e paisagístico, com diversos bens tombados e preservados e um estilo de vida comunitário que o isolamento geográfico guardou com carinho.
 
        A Ilha tem a forma aproximada de oito. Sua área total é em torno de 1,2 Km2 com aproximadamente 8 km de perímetro. São cerca de 4500 moradores fixos, em sua maioria de famílias antigas na Ilha, com forte vínculo comunitário, parte dessa população trabalha no Rio de janeiro, usando o serviço das barcas para chegar ao continente.

    É importante ressaltar a proximidade da Ilha a Área de Preservação Ambiental - APA de Guapimirim, onde estão os manguezais da Baía, fonte de renovação da vida marinha.


      Essa proximidade (longe da poluição industrial da Baixada) aliada ao fato de Paquetá estar situada em águas profundas, parte do canal principal de navegação da Baía, permite uma ampla renovação de águas em torno da Ilha, e levam as praias a serem consideradas boas para banho, como tem sido amplamente informado pela mídia recentemente.
  

 

        O Grupo Cordeiros entendendo a diversidade cultural, social e ambiental busca desenvolver a cada novo evento a consciência de uma preservação ambiental aliada a uma melhor qualidade de vida atraves da pratica de atividade física na comunidade e com seus participantes. Em 2005 nasce a primeira corrida com 7.200km de distância. Essa primeira etapa teve a participação de mais de 250 atletas.

Até o ano de 2011 já foram realizadas 05 etapas com participação de mais de 2.000 atletas e 4.300 acompanhantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário